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FAQs - Utilização da Plataforma do Sistema de Gestão de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais

 

 

 

 

1. Não consigo aceder à plataforma SGATDP.

2. Não consigo avançar, a plataforma diz que o campo entidade abonadora é obrigatório.

3. Qual o formato de impressão correto das folhas separadoras?

4. Como devo preparar os documentos a digitalizar?

5. Qual o formato de digitalização correto para o ficheiro a anexar com os documentos?

6. Clico no botão “+” para registar um novo aditamento e não acontece nada…

7. Comecei um aditamento e agora não o encontro…

8. Posso apagar um aditamento?

9. A plataforma pede para instalar a ferramenta Silverlight e eu já a instalei.

10. Não consigo anexar os documentos

11. A plataforma dá erro, diz que não tem folha separadora.

12. Não consigo carregar o ficheiro/imagens, dá o - ERRO… As cadeias de depuração...

13. Carrego o Termo de responsabilidade e a Capa do processo assinados, mas a plataforma diz que não existem.

14. - Erro: Assinatura inválida

 

 

 

  

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1. Não consigo aceder à plataforma SGATDP.

 

Atualmente, a plataforma SGATDP só é compatível com o navegador Internet Explorer  . Confirme que está a usar esse navegador (browser).


O acesso à plataforma SGATDP é feito utilizando o sistema de autenticação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e respetivas credenciais. Se a sua entidade ainda não tem estas credenciais deve solicitá-las à AT.

 

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2. Não consigo avançar, a plataforma diz que o campo entidade abonadora é obrigatório.


A entidade empregadora e a entidade abonadora em regra são a mesma, salvo exceções como, por exemplo, contratos de Municípios com Escolas, ou organismos que tenham celebrado seguros de trabalho com Seguradoras. Este campo existe para assinalar quando isso acontece. Não obstante, quando a entidade empregadora e abonadora são a mesma, tem de voltar a preencher o NIF e o Nome para a entidade abonadora.

 

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3. Qual o formato de impressão correto das folhas separadoras?

A plataforma gera as folhas separadoras no formato correto. Mas pode dar-se o caso de a configuração pré-definida na impressora ser diferente e sobrepor-se ao formato da plataforma. Confirme que as seguintes definições/preferências estão selecionadas:

1) Imprimir apenas de um lado da folha (impressão em 1 face);

2) Orientação vertical;

3) Tamanho A4;

4) Usar papel branco não reciclado.

 

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 4. Como devo preparar os documentos a digitalizar?

Depois de inserir, dentro da plataforma no separador “Documentos”, todos os documentos de despesa e imprimido as folhas separadoras, siga o seguinte procedimento:

1) Confirme que tem uma folha separadora por cada documento inserido.

2) Organize o conjunto de documentos precedendo cada um pela respetiva folha separadora. Ou seja, a folha separadora é colocada em cima do documento. A ordem dos documentos é arbitrária.

3) A folha separadora “Outros” é opcional. Pode não a imprimir e nunca a juntar ao conjunto se não tiver algum documento que lhe corresponda.

4) Quando tiver o conjunto organizado pode proceder à digitalização e no fim carregar os documentos na plataforma e visualizar o resultado no ecrã.  

 

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 5. Qual o formato de digitalização correto para o ficheiro a anexar com os documentos?

Os documentos devem ser digitalizados num único ficheiro em formato TIFF.

No equipamento onde vai efetuar a digitalização, normalmente uma impressora multifunções, certifique-se que as seguintes opções de configuração estão selecionadas:

1) A resolução de 200DPI’s ou maior;

2) Formato de arquivo TIFF;

3) Orientação vertical (Ajuste de layout);

4) Redução/Ampliação 100% e tamanho A4;

5) Digitalização a Branco e Preto (Black&White);

6) Em algumas impressoras, ter desligada a opção de “1 arquivo por página” para os documentos serem digitalizados todos para um ficheiro e não para vários ficheiros.

 

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6. Clico no botão “+” para registar um novo aditamento e não acontece nada…

Quando clica no botão “+”, para registar um aditamento, surge uma janela a confirmar se deseja criar um novo aditamento. Se não visualizar essa janela, verifique se está escondida atrás do ecrã da plataforma. Confirme que está a usar o navegador IE  e é recomendável manter selecionada a opção de eliminar o histórico do navegador.

 

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7. Comecei um aditamento e agora não o encontro…

Na lista de processos, na página principal da plataforma, na coluna “Ref. processo” encontre o número do processo relativo ao aditamento que procura. À esquerda desse número, clique no botão  para abrir a lista de todos os aditamentos desse processo. O aditamento que procura deverá ser o último dessa sublista ou outro com estado “não submetido”.

 

Lista de processos.

 

 
  Processo com a lista de aditamentos aberta.

 

Se continuar sem encontrar o aditamento deverá contactar os nossos serviços.

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8. Posso apagar um aditamento?

Na lista de aditamentos de um processo, pode apagar aditamentos com estado “não submetido” através do botão  à esquerda do aditamento. Se já submeteu o aditamento deverá contactar os nossos serviços.

 

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9. A plataforma pede para instalar a ferramenta Silverlight e eu já a instalei.

Algumas funcionalidades desta plataforma já só são compatíveis com o navegador IE  (Internet Explorer), e deixaram de ser compatíveis com o navegador Chrome. No Chrome, por exemplo, quando anexa documentos pede para instalar a ferramenta Silverlight mesmo que esta já tenha sido instalada. De momento, não há outra solução e deve trabalhar no IE quando usa esta plataforma.

 

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10. Não consigo anexar os documentos

Antes de digitalizar os documentos, primeiro tem de imprimir as folhas separadoras que irá colocar à frente dos respetivos documentos (deve imprimir uma folha separadora por página). Só depois dos documentos estarem todos organizados, intercalando a respetiva folha separadora à frente de cada documento, é que procede à digitalização de todo o conjunto.

A folha separadora “Outros” é opcional, e só deve acompanhar os documentos a digitalizar se tiver um documento que lhe corresponda (por exemplo, prescrições ou declarações). Senão, a plataforma identifica esta folha separadora e ao não encontrar o documento associado, não aceita o ficheiro porque fica com um documento pendente.

 

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11. A plataforma dá erro, diz que não tem folha separadora.

Após verificar se imprimiu e digitalizou os documentos precedidos das folhas separadoras verifique também se pode ter acontecido alguma das situações que se descrevem a seguir:

a) As folhas separadoras foram impressas na orientação horizontal/paisagem/landscape. A orientação correta para as folhas é vertical/retrato/portrait. A plataforma apresenta a orientação bem definida, mas, se a configuração pré-definida na impressora for diferente, esta, pode sobrepor-se à da plataforma e, nestes casos, a folha separadora impressa não é reconhecida pela plataforma.

 

 

Exemplo 1- Impressão incorreta com folha separadora em orientação paisagem.

 

 

 

Exemplo 2- Impressão correta com folha separadora em orientação retrato.

 

Nos exemplos apresentados em cima, no exemplo 1, o código de barras ficou cortado e está estendido. No exemplo 2, a impressão correta, o código “SGMF_...” aparece centrado na folha e não encostado à direita.

b)  As folhas separadoras foram impressas num formato de redução/ampliação diferente do 100% A4. Neste caso, as folhas separadoras ficam com os códigos de barras comprimidos e não são reconhecidos pela plataforma.

c) A qualidade de impressão das folhas separadores não é suficientemente boa. Se a impressão do código de barras tiver alguns pontos brancos, a plataforma não consegue reconhecer a folha separadora.

   

 

Exemplo 1- Impressão do código de barras com qualidade insuficiente.

 

   

 

Exemplo 2- Impressão do código de barras com boa qualidade.

 

O código de barras no exemplo 3, em comparação com o do exemplo 4, tem a linhas pretas pouco definidas e com alguns pixéis brancos o que impossibilita a plataforma de reconhecer a folha separadora. Confirme se não está a imprimir em modo rascunho ou se precisa mudar os tinteiros da impressora.

 

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12. Não consigo carregar o ficheiro/imagens, dá o - ERRO… As cadeias de depuração...

É esperado um ficheiro único em formato TIFF, com todos os documentos digitalizados, que tenha até 5 Mega bites de tamanho. Se o ficheiro a anexar é muito grande, surge uma janela com a seguinte mensagem:

                        

 

Um erro comum no processo de digitalização dos documentos é realizar a digitalização em formato PDF e, depois, converter esse ficheiro para um ficheiro TIFF de modo a que este possa ser importado para a plataforma. Esse procedimento aumenta exponencialmente o tamanho final do ficheiro que pretende submeter.

A digitalização no formato TIFF deve ser selecionada no equipamento onde efetua a digitalização dos documentos. Se usa uma impressora multifunções e não tem predefinido o formato TIFF, deve selecionar essa opção para os documentos serem diretamente digitalizados para um ficheiro TIFF. 

 

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 13. Carrego o Termo de responsabilidade e a Capa do processo assinados, mas a plataforma diz que não existem.

Quando carrega para a plataforma o Termo de responsabilidade ou a Capa do processo, através da caixa  , depois tem de carregar no botão , à direita da caixa, para o ficheiro PDF ficar gravado no sistema. É indispensável carregar neste botão para completar o procedimento.

 

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 14. - Erro: Assinatura inválida

O Termo de Responsabilidade e a Capa do Aditamento são documentos em formato PDF que têm de ser assinados eletronicamente utilizando um cartão (por exemplo, o cartão de cidadão) pela pessoa responsável por cada um destes documentos. Não pode imprimir, assinar manualmente, e depois digitalizar essa folha.

 

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